sábado, 27 de abril de 2013

Texto (Breves considerações sobre cultura nas pequenas cidades)


Alguém teria afirmado que cultura é um conceito que está constantemente em ebulição, influenciada no transcorrer dos tempos por novas formas de pensamento próprio da evolução humana.
Como também afirmou que, lato sensu, cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Nos tempos atuais reuniria o conhecimento, a moral, os costumes, as crenças, a religião, as artes (em suas variadas formas de expressão), os sistemas legais, e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Disse ainda que cultura popular engloba atividades criadas e desenvolvidas por um determinado povo, com influência de suas crenças adquiridas por e entre seus integrantes.
Concluiu afirmando que não importa se aconteça num povoado ou numa metrópole, o que vale é que seus habitantes criem sua cultura, erudita ou popular.  Preservem-na e a levem para outros povoados, outras metrópoles, apresentando-a, interagindo com seus pares, adquirindo novos hábitos culturais e aplicando os seus. 
É isso aí.
Alguém atentaria que nas pequenas cidades se percebe nos olhos de algumas pessoas a inquietude  do querer fazer e viver cultura, como em outras pessoas essa inquietude está adormecida, ausente em pouquíssimas.
Ora, tal constatação deixaria tranquila essa pessoa quanto ao futuro desse  povo, pois nele estaria latente o prazer e o viver cultura, bastando apenas um leve toque para eclodir e desenvolver-se. 
Talvez até fosse legal aguardar essa eclosão e testemunhar atividades culturais realizadas com intensidade, inventividade, originalidade, aptidão, abnegação.
Bem mencionado, ou seja, deixaria tranquila essa pessoa, mas de repente ela não tenha tal percepção, condição essencial para administrar essa bem-aventurança.
João neto