CONTINUAÇÃO (Parte I - publicada em 01.09.13)
Mas
claro que o mesmo acontecimento devia ser relatado por eles segundo formas
literárias diferentes.
Um
caso típico nos é fornecido pelo relato da instituição da Eucaristia.
Antes
de o escrever aos fiéis de Corinto, Paulo certamente o relatou oralmente
conforme uma tradição particular. (1Cor 11, 23-26) conhecida também por Lucas
(22, 19-20).
Mas
o mesmo relato nos foi transmitido, com variantes importantes, em uma outra
tradição conhecida por Mt (26, 26-29) e
por Mc (14, 22-25).
É portando na tradição oral que é preciso procurar a causa primeira das semelhanças e das divergências entre os Sinóticos.
É portando na tradição oral que é preciso procurar a causa primeira das semelhanças e das divergências entre os Sinóticos.
Mas
essa tradição oral não deverá ser a única a explicar semelhanças tão numerosas
e espantosas, tanto nas minúcias dos textos como na ordem das perícopes, que
ultrapassam as possibilidades da memória, até a memória antiga e oriental.
É necessário
recorrer a uma documentação escrita que estaria na origem de nossos evangelhos.
O
mais antigo testemunho que temos sobre a composição dos evangelhos canônicos é
o de Pápias, bispo de Hierópolis, na Frígia, que compôs por volta de 130 uma “Interpretação
(exegese) dos Óraculos do Senhor”, em cindo livros. Esta obra se perdeu há
muito tempo, mas o historiador Eusébio de Cesária dela se reportou as duas passagens seguintes: “E o ancião
dizia: Marcos, que foi o intérprete de Pedro, cuidadosamente escreveu tudo aquilo de que se lembrava, sem todavia respeitar a ordem do que foi dito ou foi
realizado pelo Senhor. Com efeito, não fora o Senhor que ele ouvido ou
acompanhado, mas Pedro, mais tarde, conforme eu disse. Este agia conforme o que exigia seus ensinamentos e não como se quisesse dar a ordem dos oráculos do Senhor.
Assim não se pode reprovar a Marcos por tê-los escrito de modo pelo qual ele os
lembrava. Sua única preocupação foi a de nada omitir daquilo que ouvira, sem aí
introduzir mentira”.
(CONTINUA em 15.09.13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário