domingo, 8 de setembro de 2013

Religião (Evangelhos Sinóticos - Introdução) - Parte II

CONTINUAÇÃO (Parte I - publicada em 01.09.13)

Mas claro que o mesmo acontecimento devia ser relatado por eles segundo formas literárias diferentes.
Um caso típico nos é fornecido pelo relato da instituição da Eucaristia.
Antes de o escrever aos fiéis de Corinto, Paulo certamente o relatou oralmente conforme uma tradição particular. (1Cor 11, 23-26) conhecida também por Lucas (22, 19-20).
Mas o mesmo relato nos foi transmitido, com variantes importantes, em uma outra tradição conhecida por Mt (26,  26-29) e por Mc (14, 22-25). 
É portando na tradição oral que é preciso procurar a causa primeira das semelhanças e das divergências entre os Sinóticos.
Mas essa tradição oral não deverá ser a única a explicar semelhanças tão numerosas e espantosas, tanto nas minúcias dos textos como na ordem das perícopes, que ultrapassam as possibilidades da memória, até a memória antiga e oriental.
É necessário recorrer a uma documentação escrita que estaria na origem de nossos evangelhos.
O mais antigo testemunho que temos sobre a composição dos evangelhos canônicos é o de Pápias, bispo de Hierópolis, na Frígia, que compôs por volta de 130 uma “Interpretação (exegese) dos Óraculos do Senhor”, em cindo livros. Esta obra se perdeu há muito tempo, mas o historiador Eusébio de Cesária dela se reportou as duas passagens seguintes: “E o ancião dizia: Marcos, que foi o intérprete de Pedro, cuidadosamente escreveu tudo aquilo de que se lembrava, sem todavia respeitar a ordem do que foi dito ou foi realizado pelo Senhor. Com efeito, não fora o Senhor que ele ouvido ou acompanhado, mas Pedro, mais tarde, conforme eu disse. Este agia conforme o que exigia seus ensinamentos e não como se quisesse dar  a ordem dos oráculos do Senhor. Assim não se pode reprovar a Marcos por tê-los escrito de modo pelo qual ele os lembrava. Sua única preocupação foi a de nada omitir daquilo que ouvira, sem aí introduzir mentira”.

(CONTINUA em 15.09.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário