domingo, 15 de setembro de 2013

Religião (Evangelhos Sinóticos - Introdução) Parte III

CONTINUAÇÃO - (Parte II - publicada 08.09.13)
Eusébio acrescentou, logo depois, o testemunho de Pápias sobre Mateus: “Mateus, então, colocou em ordem os oráculos, em língua hebraica; cada um os interpretou como podia” (Hist. Ecl., III, 39, 15.16). O segundo testemunho a respeito da composição dos evangelhos no-lo dá Clemente de Alexandria (citado por Eusébio de Cesáreia): “Nos mesmos livros, ainda, Clemente cita uma tradição dos Anciãos a respeito da ordem dos evangelhos; é a seguinte: ele dizia que os evangelhos que compreendem as genealogias foram escritos em primeiro lugar e que o evangelho segundo são Marcos o foi nas seguintes circunstâncias: tendo Pedro pregado a doutrina publicamente em Roma e tendo exposto o evangelho pelo Espírito, seus ouvintes, que eram numerosos, exortaram Marcos, uma vez que ele o havia acompanhado há tempo e se lembrava de suas palavras, a transcrever o que Pedro havia dito; ele o fez e transcreveu o evangelho para os que lhe haviam pedido. Quando Pedro soube disse, nada fez, por meio de seus conselhos para o impedir disso ou para forçá-lo a isso” (Hist. Ecl., IV, 24,5-7). Como o de Pápias, esse testemunho remonta aos Anciãos, isto é, os homens da segunda geração cristã. Toda a tradição posterior, grega, latina ou até ciríaca (Efrém) não fará mais que retomar, acrescentando algumas minúcias, esses testemunhos fundamentais. Que conclusão podemos tirar disso?
(CONTINUA (em 22.09.13)

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