CONTINUAÇÃO - (Parte II - publicada 08.09.13)
Eusébio
acrescentou, logo depois, o testemunho de Pápias sobre Mateus: “Mateus, então,
colocou em ordem os oráculos, em língua hebraica; cada um os interpretou como
podia” (Hist. Ecl., III, 39, 15.16). O segundo testemunho a respeito da composição
dos evangelhos no-lo dá Clemente de Alexandria (citado por Eusébio de
Cesáreia): “Nos mesmos livros, ainda, Clemente cita uma tradição dos Anciãos a
respeito da ordem dos evangelhos; é a seguinte: ele dizia que os evangelhos que
compreendem as genealogias foram escritos em primeiro lugar e que o evangelho
segundo são Marcos o foi nas seguintes circunstâncias: tendo Pedro pregado a
doutrina publicamente em Roma e tendo exposto o evangelho pelo Espírito, seus
ouvintes, que eram numerosos, exortaram Marcos, uma vez que ele o havia
acompanhado há tempo e se lembrava de suas palavras, a transcrever o que Pedro
havia dito; ele o fez e transcreveu o evangelho para os que lhe haviam pedido.
Quando Pedro soube disse, nada fez, por meio de seus conselhos para o impedir
disso ou para forçá-lo a isso” (Hist. Ecl., IV, 24,5-7). Como o de Pápias, esse
testemunho remonta aos Anciãos, isto é, os homens da segunda geração cristã.
Toda a tradição posterior, grega, latina ou até ciríaca (Efrém) não fará mais
que retomar, acrescentando algumas minúcias, esses testemunhos fundamentais.
Que conclusão podemos tirar disso?
(CONTINUA (em 22.09.13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário